Máquina para Scrapbook – Dicas para escolher a sua!

Hoje é dia de compartilhar algumas dicas pra quem busca sua primeira máquina para scrapbook. Neste artigo você vai aprender as principais opções de máquinas e entender as diferenças entre elas.

Não esqueça de compartilhar nas redes sociais! 😉

Como escolher sua máquina para scrapbook?

Para fazer a escolha certa de sua máquina para scrapbook, é importante listar quais tipos de materiais que deseja trabalhar e também os formatos para seus scrapbooks, pois as características principais em cada modelo de máquina estão relacionadas à estes dois itens principais.

Na maioria das vezes, os scrapbooks são feitos com recortes de papéis criativos seguindo o tema do projeto, mas a criatividade não tem limites e alguns scrapbookers utilizam outros materiais, como por exemplo tecidos.

Por isso é importante conhecer bem a matéria prima para auxiliar na escolha de sua nova máquina para scrapbook.

Máquina Silhouette Cameo

Máquina para Scrapbook Silhouette Cameo

A Silhouette Cameo® é provavelmente a máquina para scrapbook mais conhecida aqui no Brasil, não tenho certeza se é a mais utilizada, mas arrisco meu palpite sobre isso.

Seus desenvolvedores dizem que é a máquina de corte mais avançada do mundo. A cada novo lançamento traz novidades e aprimoramentos de recursos impressionantes.

A Silhouette Cameo® tem capacidade para cortar 100 tipos de materiais com até 30cm de largura e com acessório adicional você pode cortar materiais com até 60cm de comprimento ou até mesmo rolos de vinil.

  • Você corta uma grande variedade de papéis comuns e especiais;
  • Poderá incluir vinil em alguns projetos especiais ;
  • Alguns tipos de tecidos também podem ser cortados na Silhouette Cameo® utilizando a lâmina de corte profundo vendida separadamente.

Outra característica muito interessante é que ela tem a capacidade de reconhecer e cortar imagens já impressas, o que é perfeito para projetos personalizados e para designers gráficos.

Se você pensa em trabalhar apenas com recortes e não abre mão de grandes formatos, a sua primeira máquina de scrapbook precisa ser a Cameo.

Máquina Silhouette Curio

Máquina para Scrapbook Silhouette Curio

A Curio também criada pela Silhouette, é uma máquina para scrapbook alternativa e complementar à Cameo. Possui as mesmas características principais de recorte de papéis, vinil e tecidos.

Além disso possui alguns recursos adicionais que fazem a Curio uma máquina interessante para um scrapbooker.

Antes de continuar é importante dizer que a Curio tem uma área menor de trabalho em relação à Cameo. É indicada para trabalhos até de 20x30cm comprando a mesa de corte estendida. A mesa padrão da Curio é no formato A5, um pouco maior que 15x20cm.

Com a Silhouette Curio além de trabalho com cortes avançados, você terá possibilidades de:

  • Criar projetos que incluem baixo relevo digital (emboss);
  • Fazer gravação em materiais com superfícies maleáveis como metais e madeiras;
  • Cortar materiais com até 2mm de espessura como o e.v.a;
  • Fazer desenhos pontilhados com canetas específicas ou qualquer caneta de sua preferência com o acessório para canetas.

São recursos interessantes que podem fazer diferença em seus projetos.

Mesmo sabendo da área menor, a Silhouette Curio foi minha primeira máquina para scrapbook, pois meus projetos iniciais eram pequenos e aproveitei para ter os recursos que a Cameo não tem.

A Silhouette Portrait

Máquina para Scrapbook Silhouette Portrait

A Silhouette Portrait é versão compacta e acessível da Silhouette CAMEO. Com as mesmas funcionalidades e possibilidades, a Silhouette Portrait também corta papel, cartolina, vinil adesivo, tecido, transfers e muitos outros materiais de até 285/m².

A diferença principal está no tamanho da área de trabalho. Enquanto a Cameo trabalha com projetos de até 30cm de largura, o modelo Portrait trabalha com até 20cm.

É a minha recomendação ideal pra quem está começando e não precisa dos recursos presentes na Curio, pois é mais em conta que a Cameo e faz os mesmos trabalhos de cortes.

O programa Silhouette Studio

Todos os modelos indicados acompanham o programa Silhouette Studio, que é 100% compatível com todas as máquinas Silhouette. Com ele você pode seus projetos personalizados e enviar automaticamente para o corte.

O programa é compatível com computadores windows e mac.

Dicas finais sobre qual máquina para scrapbook escolher

Cada máquina tem suas características principais e algumas destas características estão presentes em todos os modelos, o que pode dificultar sua decisão final.

Para tentar auxiliar quero dar algumas sugestões, mas sinta-se livre para analisar com calma antes de realizar seu investimento.

Escolha a Silhouette Cameo se você for trabalhar com cortes e precisa de grandes formatos. A Cameo  é a máquina com maior área de corte disponível, com 30cm de largura e com possibilidade de cortar vinil em rolo;

Escolha Silhouette Curio se você for trabalhar com outros projetos além de corte, como gravação e baixo relevo. Lembre-se que a área de trabalho máxima é de 20x30cm.

Escolha a Silhouette Portrait se você for trabalhar apenas com cortes e não precisa de grandes formatos, pois a largura máxima é de 20cm.

Para finalizar

Espero que tenha te orientado com os primeiros passos para investir em sua nova máquina para scrapbook. Certamente escolhendo uma destas, você terá muito mais possibilidades de criação nos projetos que apenas um estilete e uma tesoura, sem contar com a produtividade.

Terá a possibilidade de iniciar um atelier em casa para lindos projeto com papéis e outros materiais criativos.

Compartilhe em sua rede social e ajude outras(os) amigas(os).

Até breve.

Gostou? Comente aí!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *