O que é Scrapbook e como planejar seu primeiro projeto

Scrapbook é um termo em inglês que significa álbum de recortes.

O objetivo principal de um scrapbook é contar histórias através das fotografias, recortes em papel e tecidos, colagens, textos e muita criatividade.

Em complemento a um livro de fotografias tradicional, usa elementos visuais da própria história para compor a capa e as páginas do álbum.

O que é Scrapbook e como fazer

O scrapbooker é a pessoa que faz um scrapbook. Assim como o designer é a pessoa que cria com design e o fotógrafo é a pessoa que tira fotografias.

Certamente as técnicas vem se aprimorando e hoje o scrapbooker conta com máquinas, ferramentas e acessórios especializados para o desenvolvimento do scrapbook. Com isso pode dedicar seu tempo às ideais e ao processo criativo do que na produção.

Você sabia que há máquinas que recortam automaticamente os papéis que serão utilizados no álbum de recortes?

Hoje é possível automatizar cortes precisos e muito mais detalhados de seus projetos. 😉

Ideias para seu Scrapbook

Não há limitação quando o assunto é criar um belo álbum de recortes. Você pode usar diversos materiais para compor a capa e as páginas de seu projeto.

Os mais comuns são:

  • Papéis lisos e com estampas criativas;
  • Tecidos com estampas temáticas;
  • Recortes especiais feitos à mão ou por uma máquina de recorte para scrapbook;
  • Botões de camisa colados nas páginas;
  • Linhas de algodão ou barbantes;
  • Palitos de madeira;
  • Post it coloridos;
  • Selos.

Scrapbook de viagens

Scrapbook Paris

Uma das utilizações mais comuns para o scrapbook é fazer uma bela recordação da viagem dos sonhos. Você pode por exemplo adicionar recortes e colagens da Torre Eiffel para compor algumas páginas de seu projeto dedicado à viagem para Europa.

Uma ideia interessante é também comprar selos e utilizar ao lado das fotografias.

Um livro de receitas

Scrapbook Receitas

Muitas pessoas também amam cozinhar e um projeto personalizado para acomodar suas receitas também fica original e de muito bom gosto.

Separe imagens de pratinhos, talheres e outros utensílios para compor o visual de seu livro de receitas. Se possível imprima estas imagens e faça o recorte delas utilizando uma máquina de recorte.

Em alguns casos, o scrapbook de receitas tem elementos decorativos e colagens apenas na capa. O interior são folhas em branco para fazer o preenchimento da própria receita.

Outras ideias para seu livro de recorte:

  • Dia dos namorados com as melhores fotos do namoro;
  • Dia das mães com as melhores fotos da família com a mamãe;
  • Scrapbook do bebê com as melhores fotos a cada 5 anos;
  • Quem tem animais de estimação pode criar um álbum com as melhores fotos;
  • Um álbum com as fotos dos encontros com as(os) melhores amigas(os).

Planejando seu primeiro Scrapbook

Quando está iniciando com os projetos, recomendo elaborar um roteiro padrão para facilitar as etapas e não precisar parar no meio, simplesmente por ter esquecido qualquer elemento.

Minha indicação é criar um roteiro com estes passos a seguir:

(Passo #1) Definir o tema: Este passo é muito importante antes de realizar qualquer tarefa na criação de seu scrapbook. Aqui é onde você vai tirar suas ideias principais e criar uma base para os passos a seguir.

(Passo #2) Definir os elementos decorativos: É importante listar todos os possíveis elementos decorativos que farão parte de seu projeto. Se você escolher o tema namorados, pode ser interessante definir corações, balões, bocas e batons por exemplo. Assim fica mais simples saber quais materiais serão necessários no passo #3.

(Passo #3) Os materiais: Após definir os elementos decorativos, anote quais materiais serão necessários para desenvolver estes elementos. No mesmo exemplo dos namorados, você pode precisar de papéis vermelhos para os corações e as bocas, papéis branco para os balões e preto para fazer os batons. Também para os balões, pode precisar de barbantes. Sempre inclua cola, tesoura e estilete em sua lista de materiais.

(Passo #4) O caderno: Nos primeiros projetos, recomendo que use um caderno wire-o, pois servirá como base para desenvolver seu primeiro scrapbook sem se preocupar com a estrutura central de capa e páginas, que são passos mais intermediários.

(Passo #5) A montagem: Reúna todas etapas anteriores, faça uma conferência e assim inicie o scrapbook. Comece adicionando as fotografias nas páginas, em seguida as bordas e objetos decorativos.

Sempre inicie pelas fotos, pois  ocupam um espaço considerável nas páginas de seu álbum.

(Passo #6) Revisão: Este é um passo muitas vezes deixado de lado. Nunca revise os detalhes de seu scrapbook no mesmo dia. Pode ser que esteja cansada(o) e alguns detalhes podem passar em branco. Faça a revisão sempre no dia seguinte.

Bom… o que tinha pra falar sobre básico do que é scrapbook está aqui.

Daqui pra frente recomendo praticar e se tiver interesse em seguir profissionalmente a melhor forma de aprendizado é fazer um curso de scrapbook especializado.

Aqui no blog há mais informações que podem te auxiliar.

Espero que tenha gostado e compartilhe nas redes sociais!

Vejo você em breve.

Gostou? Comente aí!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *